quarta-feira, 29 de julho de 2009

Discipulado 27.07.2009

Casa do Everaldo

O exercício da disciplina.
Disciplina: um exercício diário

Pessoas bem sucedidas criam o hábito de fazer o que os fracassados preferem adiar Por Paulo Angelim Imagine se você fosse chamado, em sua empresa, faculdade ou MBA, a listar as qualidades fundamentais para o sucesso profissional. Você e eu sabemos que a lista seria enorme. E várias seriam as questões a serem levantadas: Onde pesquisar essas qualidades? Como priorizar as qualidades mais importantes? Quem são os melhores exemplos para entrevistar ou estudar?
É possível que, em certa altura do trabalho, você pensasse em desistir, tamanha é a quantidade de respostas viáveis. Mas se você, mesmo assim, insistisse em listá-las, você acabaria chegando à conclusão que uma das qualidades mais indispensáveis - talvez uma que certamente entraria no "Top 5", seria exatamente aquela responsável por lhe levar até o fim da tarefa. Estou falando da amiga DISCIPLINA.
Albert E. N. Gray, ex-diretor da Prudential Insurance Company of America, uma das maiores seguradoras americanas, fez na década de 40 (do século pasado), uma síntese da diferença que separa os bem sucedidos dos fracassados, que penso ser simplesmente brilhante.Disse ele que, a diferença básica é que os bem sucedidos CRIAM O HÁBITO DE FAZER O QUE OS FRACASSADOS NÃO GOSTAM DE FAZER. Ora, e é exatamente por isso que são fracassados: só fazem o que gostam, e não o que precisa ser feito, independentemente de gostar ou não. Ou seja, não alcançam êxito, porque não assumiram o compromisso de fazê-lo. E compromisso significa fazer, "APESAR DE".Significa renúncia do eu quero, em favor do EU DEVO. Estou falando da disciplina interior, aquela responsável por encher sua mente e coração de mensagens do tipo "vamos lá, isso tem que ser feito". Ou ainda, "acorda, você tem que fazer essa tarefa. Não importa se gosta ou não. Vamos, levante e faça". Se você tiver alguma dúvida dessa verdade, invista algumas horas de leitura sobre a vida dos grandes atletas, profissionais, cientistas, ou empresários, e verá que disciplina é marca registrada na jornada de sucesso de 99,9% deles. O 0,1% deve-se aos Romários que existem por aí.
Muita gente está comprando a falsa ilusão de que a vida pode ser guiada por axiomas gurulísticos do tipo "Faça o que você gosta", "Siga seu coração". Mentira! O desenvolvimento de todas as áreas de nossa vida, incluindo a profissional, requer indivíduos disciplinados a ponto de se disporem a fazer o que tem que ser feito, e não somente o que desejam. Você, certamente, não precisará de disciplina para começar nada. A disciplina é necessária para se construir algo, para desenvolvê-lo, levá-lo até ao fim. Na grande maioria das vezes, pessoas muito criativas são excelentes em lançar as bases do novo, do inusitado, através de suas idéias e sonhos virtuais. Mas são péssimas em construí-los, exatamente porque lhes falta a disciplina. Nesse caso, é necessário que venham os disciplinados, diligentes, perseverantes, para levantar os edifícios, tornando concreto, real os sonhos ora só imaginados. Em uma empresa holística, composta de equipes com indivíduos que se complementam, essas deficiências são facilmente superadas. Mas, e na empresa chamada Você? Quem irá suprir a deficiência de disciplina? E não me diga que você não precisa.
Existem inúmeros projetos em sua vida que são absolutamente pessoais, intransferíveis. Sua educação continuada (graduação, pós, MBA). Seu condicionamento físico. Seu desenvolvimento espiritual, mental ou familiar. Todas esses importantes projetos simplesmente não podem ser entregues a outras pessoas que tenham disciplina, e que compensem a sua deficiência. A verdade é: você vai ter que desenvolvê-la em si mesmo. Você não pode viver só de talento. Ou nunca ouviu falar de talentos desperdiçados? Ora, são desperdiçados porque não são desenvolvidos, nutridos, trabalhados. E para que isso seja possível, você terá que fazer uso da amiga disciplina. Faça as pazes com ela. Chame-a para seu lado, para ser sua companheira. Comece seu relacionamento com ela aos poucos. Invista em pequenas tarefas, em pequenos projetos, e simplesmente não abra mão de ir até o fim deles. Você verá que, a cada dia que passa, a cada pequena vitória conquistada, você ficará com mais vontade de estar ao lado dela, por mais tempo, em projetos maiores, realizando e alcançando grandes vitórias. Persiga isto. A propósito: a palavra disciplina tem a mesma origem de discípulo, que significa nada mais, nada menos que "aquele que segue". Pois, siga essa idéia!

A ultima lição sobre disciplina é: chegue até o fim. Ela não lhe garante que, ao final, você sempre terá o melhor. Mas com ela, pelo menos, chega até o final.

Bênçãos e sucesso!


fonte: http://vocesa.abril.com.br/aberto/colunistas/pgart_0701_12052004_39333.shl


A disciplina pode ter várias facetas. No texto acima, disciplina está sendo colocada como um objetivo de vida, ser mais pró-ativo nas tarefas diárias. Pode ser também as disciplinas que recebemos dos nossos pais quando pequenos, ou grandes, pode ser uma lição que recebemos de um professor ou chefe no trabalho, pode ser uma correção de um amigo. Mas principalmente devemos ver a disciplina com um princípio de Deus, como se ele fosse um Pai corrigindo a um filho.

Exercitando o “aceitar a disciplina” (correção).

Hebreus 12:1-13 “1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
4 Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue. 5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos:

“Meu filho, não despreze
a disciplina do Senhor,
nem se magoe
com a sua repreensão,
6 pois o Senhor disciplina
a quem ama,
e castiga todo aquele
a quem aceita como filho”c.
7 Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? 8 Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos . 9 Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! 10 Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. 11 Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. 12 Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. 13 “Façam caminhos retos para os seus pés”a, para que o manco não se desvie, antes, seja curado.”

Provérbios 3:11-12
“Meu filho, não despreze a disciplina do SENHOR nem se magoe com a sua repreensão, pois o SENHOR disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.”

Provérbios 5:21-23

“O SENHOR vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos. As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado. Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez.”

Provérbios 6:23
“Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz a vida;”

Provérbios 15:5,10
“O insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela a prudência.”
“Há uma severa lição para quem abandona o seu caminho; quem despreza a repreensão morrerá.”


Provérbios 23:12,13,14,23

“Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.”
“Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá.”

“Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura.”

“Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.”


Efésios 6:4 “4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”

As dificuldades que vivemos, as coisas ruins que presenciamos em nossas vidas, são disciplina do SENHOR? Podem ser elas uma intervenção do inimigo? Ou simplesmente a lei da semeadura e colheita?

Um comentário:

  1. Lucas...
    Acho que Disciplina é algo que falta no povo de Deus hoje, me arrisco a dizer que se os critãos fossem mais obedientes, seríamos bons exemplos, e ganharíamos mais almas!
    Parabéns pelo post!
    =o*** Tai!

    ResponderExcluir

Blog dedicado a minhas ministrações
Estudos de fotografia e música, devocionais, e meus textos
estarão aqui também.