VOZ
a) Denomina-se voz, diferentes partes da música no contraponto ou na harmonia. Uma fuga é escrita em várias vozes ou partes, sejam elas vocais ou instrumentais.
b) São também os sons produzidos pela voz humana, quando o ar proveniente dos pulmões atravessa a laringe e causa a vibração das cordas vocais. A área da boca e nariz, atuando como uma câmara de ressonância, amplificam esse som gerado nas cordas vocais.
Tipos de vozes masculinas
Baixo: É a voz grave e profunda, cujo registro vai de DÓ central até MI uma oitava e meia abaixo. É dividido em Baixo Profundo, com registros mais gravez e Baixo Cantante, mais adequado as partes líricas.
Barítono: Voz intermediária. É mais profunda que o tenor, mas capaz de apresentar um brilho no registro superior, que tem sido muito explorado por compositores de ópera. O limitesuperior de sua extensão é o LÁ bemol acima do DÓ central, estendendo-se daí para baixo duas oitavas.
Tenor: A mais alta e brilhante das 3 vozes masculinas. Sua extensão é de uma oitava para cada lado do DÓ central. Os tenores classificam-se como líricos ou dramáticos.
Tipos de vozes femininas
Contralto: A mais grave das 3 vozes femininas. Seu registro vocal vai de mi abaixo do DÓ central até RÉ uma oitava 1/6 acima. Na escrita coral o registro é mais restrito. A rica qualidade do timbre no registro inferior confere a voz de contralto seu caráter especial. (vem do italiano contra, altura de som mais baixo, alto).
Meio Soprano: (Do italiano mezzo soprano). É a voz intermediária. O timbre combina parta da rica qualidade do contral e com o brilho do soprano. Sua extensão vai do LÁ abaixo do DÓ central até FÁ, uma oitava e 1/6 acima. O vasto repertório de canções, solistas escritas para a voz feminina é mais adequado ao meio soprano do que as duas outras vozes.
Soprano: A mais açta e brilhante das 3 variedades, com extensão efetiva de mais de duas oitavas, situando-se a nota mais baixa em torno do DÓ central. Classificam-se em: Soprano Dramático, que floresceu durante o século XIX com o surgimento da ópera romântica; Soprano Lírico, possui voz de qualidade mais ligeira e masi adequada á opereta; Soprano Caloratura, voz mais aguda, ágil e está especialmente associada a opereta italiana.
As seis variedades de vozes, constuman ser reduzidas a quatro, devido ao hábito de dispor-se música vocal em 4 partes: soprano, contralto, tenor e baixo; a voz central em cada grupo deve juntar-se a voz inferior ou superior.
Chama-se de voz branca a voz dos meninos antes de atingirem a puberdade, caracterizada pôr invulgar pureza de tom.
Abaixo uma ilustração de cordas vocais masculinas e femininas.
Assunto retirado da Apostila de Técnica Vocal do Conservatório Belas Artes de Joinville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário